cortesia foto: difusion

Realizou-se na cidade de Lima, Peru, no período de 13 a 15 de outubro, a XII Reunião do Comitê de Especialistas – CEVI do Mecanismo de Seguimento da Convenção para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará) – MESECVI da Organização dos Estados Americanos – OEA, que reuniu as especialistas da América Latina e do Caribe.

Leila Linhares Barsted, Coordenadora Executiva da CEPIA e membro desse Comitê de Especialistas, participou dessa Reunião que, no seu primeiro dia, contou com a participação de organizações da sociedade civil tendo como foco a discussão sobre a prevenção da violência de gênero, a persistência da tolerância social e institucional à essa violência e os desafios para a implementação das recomendações do MESECVI. Nos trabalhos do Comitê de Especialistas foram destacados os temas da violência sexual, da gravidez na adolescência e da violência política contra as mulheres. Em relação à gravidez na adolescência, o CEVI definiu como objetivo buscar informação sobre a gravidez em meninas menores de 14 anos na América Latina e no Caribe e sua relação com a violência sexual. Ainda nessa Reunião foram eleitas Diana González Perrett, Especialista do Uruguay, como Presidenta; Miselle O’Brien, San Cristóbal y las Nieves, como Primeira Vice Presidenta y Sylvia Mesa, Experta de Costa Rica, como Segunda Vice Presidenta. No encerramento da XII Reunião, a Ministra Marcela Huaita do Peru e a Presidenta da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA Alejandra Mora da Costa homenagearam os 10 anos do CEVI e suas primeiras Coordenadoras Leila Linhares Barsted e Susana Chiarotti.

As peritas do Comitê também participaram da Sexta Reunião dos Estados Partes da Convenção de Belém do Pará, realizada no dia 16 de outubro, que contou com a presença de diversas expositoras, incluindo Silvia Pimentel representando o Comitê CEDAW, e de Ministras de diversos Estados Partes da OEA que aprovaram uma Declaração sobre Violência Politica contra as Mulheres.

Saiba mais no site https://www.oas.org/es/mesecvi/reunionesdeexpertas.asp

Outras notícias