A oficina promovida pela SPM e ONU Mulheres reuniu especialistas de diversas áreas com o objetivo de  debater os conceitos  de femicidio/feminicídio, os obstáculos e as estratégias para o enfrentamento do homicídio de mulheres com motivação de gênero no Brasil.

Dessa oficina participaram representantes de movimentos sociais, do sistema de Justiça e do Executivo que, durante dois dias, debateram com pesquisadoras e especialistas do Brasil, México e Costa Rica os principais obstáculos para a compreensão da dimensão do assassinato de mulheres.   Na ocasião, a ministra Eleonora Menicucci, da SPM-PR, e o Secretario de Reforma do Judiciário, Dr. Flavio Grocce Caetano,  defenderam  a aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 292/2013,  que altera o artigo 121 do Código Penal, para inserir o feminicídio como circunstância qualificadora dos crimes de homicídios de mulheres com motivação de gênero.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressaltou a importância de não apenas debater o assunto entre especialistas, mas, também, incidir sobre a mídia, dando existência pública e visibilidade a esse grave fenômeno. A coordenadora Executiva da CEPIA Leila Linhares Barsted participou dessa oficina, que envolveu  intensos debates e trocas de experiências.