A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ promoveu evento comemorativo ao dia 08 de março com a palestra “A evolução da participação feminina na vida pública”, proferida pela presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, primeira mulher a ocupar a Presidência do Tribunal de Justiça desse estado. Esse evento fez parte da 20ª Reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, que tem na sua Presidência a juíza Adriana Ramos de Mello, titular o I Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Rio de Janeiro.
A Desembargadora Leila Mariano destacou que, apesar dos avanços profissionais, a discriminação e a violência doméstica contra a mulher sempre estiveram presentes na sociedade brasileira. Destacou, ainda, que a Presidência do Tribunal estará ao lado de todas as propostas no sentido de melhorar o cenário de violência doméstica.
A Juíza Adriana Ramos de Mello defendeu a elaboração de um protocolo de atuação entre as instituições de segurança e da justiça para combateà violência contra as mulheres.
A Mesa de Abertura desse evento contou com a presença do Desembargador Sérgio Verani, Diretor da EMERJ, do Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro – AMAERJ, Desembargador Cláudio Dell’Orto, do Promotor de justiça José Roberto Paredes; da chefe da Polícia Civil do Estado, Martha Rocha; da advogada Leila Linhares Barsted, coordenadora da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação – CEPIA, da Superintendente de Direitos da Mulher, Ângela Fortes e dos juízes Ane Cristine Scheele Santos e Marcelo Anátocle.