Entre os dias 25 a 30 de junho a Cepia organizou o Seminário Internacional de Formação de Facilitadoras no âmbito da parceria com a organização Women’s Learning Partnership reunindo mulheres de diversas regiões do país, além dos países africanos de Angola, Moçambique e Marrocos.

 

Oficina Preparatória do Seminário com equipe da Cepia e da Africa.

O Seminário contou com a participação de 22 mulheres, representando organizações que atuam na promoção dos direitos das mulheres dos estados do Acre, Amazonia, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e de Angola e Moçambique. O Seminário contou também a participação de Saaida Idrissi, uma facilitadora do Marrocos. Em conjunto com a facilitadora convidada a equipe da Cepia, composta por Andrea Romani, Mariana Barsted e Telma Rosenail conduziu as oficinas com o apoio de Islei Belsoff e Kenia Marques. Os manuais elaborados pela WLP e suas organizações parceiras Fomentando a Tomada de Decisões e Liderando para a Ação e o material em multimídia foram as bases teóricas e metodológicas do encontro. Jacqueline Pitanguy e Leila Barsted compartilharam com o grupo as experiencias da Cepia em advocacy pelos direitos das mulheres.

Atividades de leitura de textos, formaçao de sub grupos e apresentações

Através de dinâmicas de grupo, leitura de biografias e intercambio de experiencias o Seminário promoveu um espaço de formação de facilitadoras, na perspectiva de disseminação e multiplicação dos conceitos e metodologias para o empoderamento e a promoção da participação politica das mulheres no Brasil e na Africa Lusofônica.

Atividades de facilitação.