O Instituto Brasileiro de Direito de Família realizou, no período de 13 a 16 de novembro, em Belo Horizonte, seu VIII Congresso sob o tema “ Entre o público e o privado”. Pela primeira vez o IBDFAM debateu em uma Mesa específica o tema da interrupção voluntária da gravidez, da qual participou como expositora Leila Linhares Barsted, coordenadora executiva da CEPIA.
O Congresso do IBDFAM reuniu, em Belo Horizonte, mais de mil profissionais do direito, incluindo além de advogados juízes, defensores públicos, membros do Ministério Público e estudantes de direito, oriundos de diversos estados brasileiros, com o objetivo de debater a evolução social e jurídica da família, no Brasil. Esse debate pautou-se pela defesa da importância fundamental da intimidade, da vida privada e da afetividade e pelo posicionamento favorável a menores interdições legais utilizadas, tradicionalmente, para legitimar desigualdades. Nesse contexto, por sugestão da Presidente do Conselho Diretor da CEPIA, a advogada Leilah Borges da Costa, o IBDFAM incluiu na programação do seu VIII Congresso a Mesa Planejamento Familiar, interrupção da gravidez e aborto.
A Coordenadora da Mesa, Dra. Leilah Borges da Costa, destacou a posição do IBDFAM na defesa do Estado Laico e destacou a necessidade de um debate no marco dos direitos humanos.
Participando dessa Mesa como expositora, a Coordenadora Executiva da CEPIA, Leila Linhares Barsted defendeu o direito ao aborto legal e seguro como um direito das mulheres na defesa de sua autonomia reprodutiva e de sua saúde. Outro expositor, Frei Claudio Van Balen não endossou nenhuma proposta criminalizante.
Saiba mais sobre esse Congresso no site do IBDFAM –
www.ibdfam.org.br