A CEPIA conduziu a oficina de liderança para mulheres durante o II Encontro Nacional de Catadoras de Materiais Recicláveis, realizado em Pontal do Paraná durante o período de 07 a 09 de junho que reuniu mais de 300 catadoras do país.

A oficina de Liderança para Mulheres, conduzida pela Cepia com apoio de catadoras da Associação ACAMJG, reuniu 68 mulheres, representando organizações de catadores de  diversos estados brasileiros, incluindo Paraná, Mato Grosso, Goiás, Amazonia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, São Paulo entre tantos outros. As dinâmicas e exposições seguiram a metodologia adotada pela Cepia ao longo de oficinas realizadas no âmbito da parceria com a organização internacional Women’s Learning and Partnership (WLP) que tomam como base o manual  Fomentando a tomada de Decisões: Treinamento para a Liderança das Mulheres, distribuído a todas as participantes ao fim da oficina.

Temas fundamentais no exercício da liderança como auto-estima, empoderamento, comunicação e  a construção de parcerias e redes foram abordados. Como resultado da oficina as mulheres construiram um painel com sonhos comuns que desejam compartilhar com outras  catadoras do país, incluindo o reconhecimento do Movimento Nacional de Catadores das lideranças femininas; o fortalecimento das mulheres catadoras fora e dentro do Movimento para que ocupem mais cargos de decisão; o acesso ao conhecimento e informação para o melhor exercício de direitos e deveres e a transparência das ações.

Catadoras de todo o país reunidas em Pontal do Paraná para participar do II Encontro Nacional de Catadoras de Materiais Recicláveis

Participantes da oficina de Liderança para Mulheres conduzida pela Cepia