Em setembro de 2004, a CEPIA iniciou o projeto O progresso das mulheres no Brasil Contemporâneo, com o apoio da UNIFEM. Esse estudo tem como objetivo atualizar, complementar e aprofundar as informações existentes referentes à posição da mulher brasileira, nas esferas do cotidiano, nas quais as desigualdades de gênero estão cristalizadas.
As reflexões serão realizadas a partir do marco legal da Constituição de 1988 e de sete áreas temáticas, a saber: Trabalho, Renda e Políticas Sociais; Direitos Civis e Políticos; Acesso a Terra, Moradia e Direito à Cidade; Gênero e Raça, Saúde, Sexualidade e Direitos Reprodutivos e Violência de gênero: doméstica e sexual.
Este trabalho, sob a coordenação da socióloga Dayse Miranda, conta com a participação de especialistas notavelmente reconhecidas nas sete áreas selecionadas, Beatriz Heredia, Cristina Bruschini, Flávia Piovesan, Gabriella Rossi, Jacqueline Pitanguy, Leila Linhares, Miriam Ventura e Rosana Heringer. A publicação do texto final está prevista para o ano de 2005.