A CEPIA editou a versão em português da publicação “Promovendo a Maternidade Segura Através dos Direitos Humanos” . Este livro foi lançado, em 19 de setembro no evento Novos desafios da responsabilidade política, organizado pela Cepia, pelo Fórum da Sociedade Civil nas Américas, em parceria com o CFEMEA e também em Recife, no dia 23 de outubro, no evento “Controle Social e Direitos Humanos:garantindo o acesso à maternidade segura”, promovido por: ADVOCACI, Loucas de Pedra Lilás, Curumim, SOS Corpo, Ministérios Públicos de Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Secretaria Municipal de Saúde do Recife e Ministério da Saúde.
Cepia participa de oficina sobre Estatísticas Nacionais e Direitos Humanos, promovida pelo IBGE/ ENCE:

Nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2003 o IBGE e a ENCE (Escola Nacional de Estatística estarão promovendo a oficina Estatísticas Nacionais e Direitos Humanos, destinada a promover um debate amplo entre especialistas e produtores de informação e análise a fim de se refletir, em conjunto, sobre a conveniência, oportunidade, necessidade e viabilidade de formulação de um conjunto articulado de indicadores de Direitos Humanos. A oficina tem como eixo de suas atividades o caminho metodológico entre o conceito e a abrangência dos Direitos Humanos e sua mensuração.

Partindo-se de uma concepção interdisciplinar, esta primeira oficina contempla dois blocos temáticos a saber: Direitos Sociais, Econômicos, Culturais e Políticos; Direito ao acesso à Justiça e Segurança; Violência; Criminalidade e Segurança Pública. Além disso, a última sessão da oficina está voltada a uma apresentação e discussão de pesquisas e sistemas de informação do IBGE considerados como referências básicas, embora não exclusivas, para o desenvolvimento posterior da proposta em questão. Rosana Heringer, pesquisadora da Cepia, estará apresentando em uma das sessões de trabalho a experiência do projeto ICC – Índice de Compromissos Cumpridos: Uma estratégia para o controle cidadão da igualdade de gênero. A oficina será realizada no Auditório do IBAM – Largo do IBAM, n.1 – Humaitá – Rio de Janeiro.

Maiores informações e inscrições para participar do evento através do e-mail: epdh@ibge.gov.br.

Outras notícias