..A CEPIA protesta com indignação contra a aprovação da PEC 181/15 em uma Comissão Especial da Câmara De Deputados proibindo a interrupção da gestação em qualquer circunstância, mesmo em risco de vida ou gravidez resultante de estupro. Essa aprovação teve o aval de 18 homens, representando dos homens brasileiros que desconsideram os direitos das mulheres, sua integridade física e mental e mesmo suas vidas. Se aprovada em Plenário o Brasil fere os direitos humanos das mulheres e os acordos internacionais firmados pelo governo. Veja a manifestação ocorrida agora em Santiago do Chile por ocasião da reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional de População e Desenvolvimento.

Confira aqui o manifesto.

.

..O Center for Women's Global Leadership, CWGL, da Universidade de Rutgers, entrevistou Jacqueline Pitanguy sobre diferentes momentos de sua luta pelos direitos das mulheres. Confira a entrevista.

Confira a entrevista aqui.

.

..Em 1987 Jacqueline Pitanguy, então Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, CNDM, entregou ao Dr Ulisses Guimarães, Presidente do Congresso Nacional, um documento histórico: A Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, fruto de uma intensa campanha nacional "Constituição para Valer tem que ter Direitos da Mulher", desenvolvida pelo CNDM, , em articulação com movimentos feministas e associações diversas de todo o pais. A Carta, que celebra 30 Anos em 2017, constitui um marco na trajetória das mulheres pela afirmação de seus direitos e um instrumento fundamental para construir estratégias de resistência e avanço nesse momento sombrio de encerramento do ciclo de afirmação de direitos em nosso país.

Confira qui.

.

..Por ocasião da celebração dos 30 anos da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, a Universidade Mackenzie , de Sao Paulo, organiza um ciclo de debates nos dias. 17 e18 de outubro. Veja a Programação.

Confira aqui.

.

..No dia 24 de outubro, 7 milhões de estudantes inscritos no ENEM se depararam com o seguinte pensamento de Simone de Beauvoir: "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher".

Continue Lendo.

.

..O Banco Mundial lançou recentemente um relatório sobre a pobreza na América Latina no qual estabelece projeções no sentido de um declínio da população vivendo na linha da pobreza de 6,2% da população em 2012 para 5,6% em 2015.

Continue Lendo.

.

..Realizou-se na cidade de Lima, Peru, no período de 13 a 15 de outubro, a XII Reunião do Comitê de Especialistas - CEVI do Mecanismo de Seguimento da Convenção para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

Continue Lendo.

.

..Violência contra a Mulher persiste no Brasil. Esse foi o tema da redação do Enem nesse ano.

Continue Lendo.

.

..O Congresso aprova projeto de lei que atenta contra os direitos reprodutivos das mulheres.

Continue Lendo.

.

..Teresa Blandon, ativista pelos direitos reprodutivos e a saúde das mulheres na Nicarágua , fala sobre os efeitos nefastos na saúde das mulheres.

Continue Lendo.

.

..A CEPIA está celebrando 25 anos de existência na defesa dos direitos humanos das mulheres

Continue Lendo.

.

..A organização Women Learning Partnership, WLP, promove em 14 de setembro, na Escola de Estudos Internacionais da Universidade John Hopkins, um debate intitulado O Mundo que Queremos: um diálogo sobre segurança humana

Continue Lendo.

.

..O Roosevelt Institute lança o livro Women and Girls Rising, Progress and resistance around the World

Continue Lendo.

.

..A Igreja Católica vai Perdoar Mulheres que Fizeram o Aborto. A Igreja Católica avança para posições âncoradas nos princípios do perdão

Continue Lendo.

.

..A CEPIA através do projeto Tecnologias Digitais : Informando adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva conduz Oficina com os dinamizadores do RAP da Saúde

Continue Lendo.

.

.. Vejam o artigo da Ministra Eleonora Menicucci publicado no Jornal O Globo em 11 de agosto referente a Lei Maria Da Penha

Continue Lendo.

.

.. Leila Linhares Barsted, Diretora Executiva da CEPIA, esteve em Brasília no dia 11/08 ministrando uma aula sobre "Relações Sociais de Gênero e Enfretamento da Violência contra as Mulheres".

Continue Lendo.

.

.. O Instituo Patricia Galvão lança plataforma digital com informações sobre violência contra a mulher.

Continue Lendo.

.

..A organização WLP, Women Learning Partnership for Peace Rights and Development, da qual a CEPIA e parceira, realizou um filme sobre os direitos humanos e sua violação ao redor do mundo.

Continue Lendo.

.

..A CEPIA, através de Jacqueline Pitanguy, participa deste projeto que desvenda o que é o feminismo e como ele marcou a vida de tantas mulheres.

Continue Lendo.

.

..O debate sequencial on line sobre o aborto, organizado pelo GEA, no qual Jacqueline Pitanguy, da CEPIA, participou, alcançou mais de três milhões de visualizações.

Continue Lendo.

.

..A telefonia móvel a favor dos direitos humanos das mulheres. Gostaríamos de compartilhar com você uma novidade!!!!

Continue Lendo.

.

..Não podemos deixar o silêncio ocultar o debate sobre a maioridade penal. Vamos defender os direitos dos adolescentes.

Continue Lendo.

.

..A CEPIA rejeita ataques machistas e discriminatórios a Dilma Roussef que desrespeitam a Presidenta enquanto mulher e a Presidência como instituição

Continue Lendo.

.

..Veja a campanha, feita pela agencia Africa e escolhida para publicação no Adds of the World que seleciona os melhores adds de todo o mundo.

Continue Lendo.

.

..O GEA, Grupo de Estudos sobre o Aborto organizou uma série de 3 seminários, on line, sobre essa importante temática.

Continue Lendo.

.

..A State University de San Diego organizou, em abril, um Simpósio sobre o Brasil, onde foram debatidos temas atuais como as cidades e os grandes eventos esportivos, as recentes manifestações de 2013...

Continue Lendo.

.

..Em Janeiro o Institute for Inclusive Society organizou um evento na JF Kennedy School na Universidade de Harvard, do qual participaram mulheresde vários países.

Continue Lendo.

.

..O livro Saúde, Corpo e Sociedade organizado por Alice Navarro de Souza e Jacqueline Pitanguy traz as aulas administradas no curso desenvolvido pela CEPIA...

Continue Lendo.

.

..O Coletivo "Duas Gerações de Luta pelo Aborto Seguro e Legal", apoiado pela Cepia, organizou o Seminário "Direito ao aborto legal: Contrastes entre o Uruguai e o Brasil".

Saiba mais.

.

..Integrantes do grupo, "Duas Gerações de Luta pelo Aborto Seguro e Legal", visitaram a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Congresso Nacional.

Saiba mais.

.

..A Cepia vem atuando como secretária executiva de um grupo de mulheres defensoras de direitos reprodutivos...

Saiba mais.

.

..CEPIA se reúne com estudantes em Saúde Coletiva do IESC-UFRJ para apresentar linhas de trabalho para participação das estudantes em nossos programas e projetos.

Saiba mais.

.

..A CEPIA e o International Planned Parenthood Federation (IPPF) visitam o programa RAP da Saúde na comunidade do Borel

Saiba mais.

.

..O Institute of Politics da Universidade de Harvard e a organização The Inclusive Society promoveram um debate, sobre a luta das mulheres pela paz e por seus direitos.

Saiba mais.

.

..Feministas se reúnem na CEPIA para debater caminhos e estratégias sobre a temática do aborto e os direitos reprodutivos das mulheres.
Na foto Lena Lavinas, Debora Tomé, Sonia Correa, Bila Sorj,Hildete Pereira de Mello, Jacqueline Pitanguy e Leila Linhares Barsted

Saiba mais.

.

..A CEPIA manifesta seu mais profundo repúdio as palavras com que o Deputado Jair Bolsonaro dirigiu-se a Deputada Maria do Rosário

Saiba mais.

.

..Importante vitória das mulheres: O Senado apoia a inclusão do feminicídio no Código Penal

Saiba mais.

.

..A Cepia, representada por Jacqueline Pitanguy participou de evento organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres onde temas como violência, gênero e educação, assédio moral, feminicidio, a lei Maria da Penha, foram abordados

Saiba mais.

.

..CEPIA lança a 8ª edição da Publicação Violência contra a mulher: um Guia de defesa, orientaçço e apoio - 2014.

Saiba mais.

.

..A CEPIA dá início a VII edição do Curso Direitos Humanos das Mulheres, a ser realizado no período de 24 a 28 de novembro no âmbito dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

Saiba mais.

.

..Mulheres de organizações do Oriente Médio, da África e do Brasil se reúnem para discutir estratégias para avançar os direitos das mulheres

Saiba mais.

.

..Diante das mortes trágicas de duas mulheres que recorreram ao aborto inseguro e clandestino veja o artigo de Jacqueline Pitanguy publicado no O Globo

Saiba mais.

.

..Jandira Magdalena dos Santos Cruz saiu de casa no final de agosto para fazer um aborto em uma clínica clandestina, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tudo indica que faleceu.

Saiba mais.

.

..Nos últimos meses têm sido um desafio para as mulheres defensoras dos direitos humanos - e para todos nós que buscamos um mundo fundado na dignidade humana e na igualdade de valor de todos os indivíduos.

Saiba mais.

.

..Desde 7 de julho, mais de 500 pessoas - mais de 100 são crianças - foram mortas em Gaza. Mais de 3.000 palestinos foram feridos. Milhares de crianças estão experimentando como é ser bombardeado; milhares de famílias estão agora sem abrigo.

Saiba mais.

.

..Jacqueline Pitanguy, Coordenadora Executiva da CEPIA e seu irmão, o médico Ivo Pitanguy publicaram artigo no Jornal O Globo , de 03/07/2014 onde criticam a posição negativa de muitos brasileiros frente ao país, enaltecem conquistas no plano democrático e avanços sociais, celebrando também a alegria da Copa do Mundo.

Saiba mais.

.

..Falecimento de Rose Marie Muraro - A CEPIA homenageia Rose Marie Muraro que marcou, com sua contribuição intelectual e compromisso político , a luta pelos direitos da mulher no Brasil e cujo velório ocorreu no dia 21 de junho, reproduzindo as palavras de sua filha Tonia.

Saiba mais.

.

..Cartão vermelho. A CEPIA manifesta sua indignação com a forma desrespeitosa e ofensiva com que parte da plateia do jogo de abertura da Copa do Mundo se dirigiu a Dilma Roussef,chefe de estado eleita democraticamente , representando a mais alta autoridade do pais . As palavras chulas e de baixo calão indicam prepotência, falta de educação e desconhecimento de princípios básicos de civilidade e convívio democrático. Não só a Presidente da Republica foi ofendida mas todas as mulheres brasileiras foram igualmente desrespeitadas.
Cartao vermelho e expulsão  para os que desobedecem as regras do convívio e da disputa democrática.

.

..A Cepia, em parceria com a organização internacional Women's Learning Partnership (WLP) e apoio da Fundação OAK e do Fundo Global para Mulheres (GFW) realizou nos dias 20 a 23 de maio o Seminário Estadual de Formação de Facilitadoras: Empoderamento e Promoção da Participação Politica das Mulheres reunindo 27 mulheres de diversos municipios do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais.

.

..A CEPIA manifesta sua preocupação com a revogação pelo Ministério da Saúde da Portaria  415/2014 que aumentava a remuneração dos serviços credenciados para a realização do aborto  quando traz risco para a mulher ou em casos de anencefalia. Veja a respeito o texto de Leila Linhares Barsted, Coordenadora Executiva da CEPIA.

Saiba mais.

.

.. A Secretaria de Políticas para as Mulheres  - SPM-PR  e ONU Mulheres promoveram, nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília uma oficina de especialistas para debater  o conceito e a necessidade da tipificação do crime de femicídio no Brasil.

Saiba mais.

.

..Lançamento da campanha nacional “Violência contra as Mulheres - Eu ligo” e do aplicativo Clique 180.

Saiba mais.

.

..O IPEA, Instituto de pesquisa Econômica Aplicada, do governo federal , apresentou em abril os resultados de uma pesquisa sobre violência contra as mulheres que causaram comoção no país pois indicavam que cerca de 60% das pessoas entrevistadas acreditavam que as mulheres, ao se vestirem com roupas provocantes, incitavam os homens ao estupro.

Saiba mais.

.

..Por ocasião da reunião da Comissão do Status da Mulher, na ONU, em N York, foi realizado em 19 de março,um seminário na New School of Social Research,  com o título de Direitos Humanos e os Desafios do Século 21: 20 + Anos depois da Conferencia de Direitos Humanos de Viena. Além de representantes da  Anistia Internacional e do Human Rights Watch, participaram representantes da academia e de organizações da sociedade civil. O evento foi organizado pela ONG WLP. Um dos paineis debateu o tema de como trazer os direitos humanos para a vida cotidiana, com a participação de Lina Abou-Habib do Libano, Asma KHader da Jordania, Jacqueline Pitanguy e Naeem Mirza do Paquistão. Para mais informações visite o site women learning partnership

Saiba mais.

.

..Pesquisa divulgada pelo IPEA mostra a existência, no Brasil,  de grande tolerância social à violência contra as mulheres.

Saiba mais.

.

..Cepia participa do evento de avaliação do projeto Fundo Fale Sem Medo que ocorreu no dia 12 de março e reuniu representantes das 10 organizações apoiadas pelo Fundo Elas/Instituto Avon.

Veja as fotos.

.

..Mulheres construindo cidadania. Depoimentos no âmbito do projeto Cidadania e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres em comunidades pacificadas.

Assista aqui.

.

..Em defesa do estado de direito. A CEPIA manifesta seu repúdio e profunda indignação com a prática da justiça pelas próprias mãos, por indivíduos ou grupos que desconhecem o Estado de Direito em que vivemos, e o qual defendemos.Esses individuos  praticam atos que agridem ,não só as suas vitimas diretas, como o adolescente de 15 anos amarrado com tranca de bicicleta a um poste por grupos de "justiceiros" , como a todos nós, cidadãos e cidadãs  de um país democrático e que se rege por instituições de justiça e códigos de lei. A propósito vide o artigo de Carlos Schesinger vice presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB.

Leia  o artigo  A Volta do Negrinho do Pastoreio .

.

..O Latin American Advisor, publicado pelo Inter American Dialogue trata, na  terça feira dia 14 de janeiro de 2014 do tema da pobreza na America Latina,  que é discutido por Nora Lustig,Professora na Universidade de Tulane, por  Jacqueline Pitanguy, Coordenadora Executiva da CEPIA e por Maria Velez de Berliner ,Presidente da Latin American Inteligence Corporation.

Veja o artigo.

.