..A 7ª edição do Guia de Defesa, Orientação e Apoio à Mulheres Vítimas de Violência está disponibilizado e tem sido usado como referência no site interno do Ministério Público.

Veja mais...  



.

..A equipe da Cepia deseja a todos um  2013 de realizações e muita paz.

Veja o cartão  



.

..Ao longo dos meses de novembro e dezembro a Cepia, em parceria com a organização internacional WLP (Women's Learning Partnership), realizou cinco oficinas de capacitação voltadas para o empoderamento das mulheres e a promoção da participação política de  lideranças de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.



.

..Cepia realiza o curso Gênero e Gestão no Enfrentamento da violência contra as Mulheres para Gstoras da Secretaria da Mulher de Pernambuco, no âmbito do projeto Aperfeiçoamento das práticas de enfrentamento da violência contra as mulheres no estado de Pernambuco.  



.

..Em 10 de Dezembro foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja o artigo do ex Presidente Carter, grande defensor dos direitos humanos, sobre a Convençao e a Corte InterAmericana de Direitos Humanos.

Clique aqui  

.

..ONU Mulheres realiza primeira reunião do Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil no Brasil.

Saiba mais  

.

..Nos dias 07 e 08 de dezembro, realizou-se em Búzios, o III Congresso de Direito de Família do IBDFAM/RJ – Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Saiba mais  

.

..No período de 12 a 14 de novembro, realizou-se na cidade do México a IX Reunião do Comitê Técnico de Monitoramento da Convenção de Belém do Pará – CEVI. Leila Linhares Barsted, Coordenadora Executiva da CEPIA, integrante desse Comitê, participou dessa Reunião que, dentre suas atividades, elaborou Cartas para o Poder Legislativo dos países Membros da OEA, que estão promovendo reformas no Código Penal, no sentido de cumprirem com os compromissos assumidos na Convenção.

Saiba mais  

.

..A Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPMI), que investiga a violência contra a mulher no Brasil, reuniu-se, no dia 23 de outubro, com o consórcio de entidades que elaborou a Lei Maria da Penha. Leila Linhares Barsted, coordenadora executiva da Cepia, participou dessa reunião.

Saiba mais  

.

..No dia 30 de outubro a Cepia realizou uma reunião para planejamento de Oficinas de Formação e Empoderamento de Mulheres, prevista para os meses de novembro e dezembro de 2012. Estas oficinas serão realizadas em parceria com a organização internacional WLP (Women's Learning Partnership for Rights Development and Peace) e toma como base uma metodologia participativa e interativa aplicada em mais de 15 paises, através do uso de publicações especificas. Estiveram presentes Andrea Romani e Mariana Barsted, da equipe da Cepia e as co-facilitadoras Mônica Santos e Maria Olina.

.

..No dia 22 de outubro, organizações e movimentos de mulheres reuniram-se em Brasília para definir estratégias conjuntas contra retrocessos na Lei Maria da Penha presentes no anteprojeto de reforma do Código Penal em exame no Senado Federal. Leila Linhares Barsted, Coordenadora Executiva da CEPIA esteve presente nessa reunião.

Saiba mais.

.

..Nos dias 12 a 14 de outubro Jacqueline Pitanguy e Andrea Romani representaram a Cepia no encontro internacional Transnational Partners Convening em Lima, Peru, promovido pela organização Women's Learning Partnership (WLP).

Saiba mais.

.

..No dia 17 de outubro, a Associação dos Magistrados Brasileiros, em audiência com a Senadora Ana Rita, que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a violência contra a mulher, entregou documento com propostas de emendas ao Anteprojeto de Reforma do Código Penal. Leila Linhares Barsted, coordenadora executiva da CEPIA, esteve presente nessa audiência e foi uma das autoras desse documento.

Saiba mais.

.

..Nos dias 03 e 04 de outubro de 2012, a Cepia promoveu um workshop para debater o Projeto "Violência contra a mulher e acesso à justiça".

Veja notícia completa aqui.

.

..O Canal Futura debateu , em 27 de agosto, a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade, com a participação de Jacqueline Pitanguy, da CEPIA,
Aparecida Gonçalves, da Secretaria de Politicas para as Mulheres e de Telia Negrão da Campanha Ponto Final â Violencia contra a Mulher

Veja o programa aqui.

.

.. Em 17 de agosto a Cepia recebeu a visita de Florence Tercier Holst-Roness para apresentação dos projetos da Fundação OAK e reunião com mulheres de diversos movimentos sociais e instancias do Judiciario para discussão sobre os direitos humanos das mulheres no Brasil.

.

.. O Governo do Irã obstrui o acesso das mulheres à educação. Escreva para as Nações Unidas em protesto.

Saiba Mais.


.

.. Com muito pesar comunicamos o falecimento, em 29 de junho, de Joan Dunlop, ex Presidente do International Women´s Health Coaltion (IWHC) com quem a CEPIA desenvolveu varios projetos, dentre os quais a organização, em 1994, de uma grande conferência internacional Reproductive Health and Justice no Rio de Janeiro, considerada a principal conferência preparatória para a reunião da ONU ,no Cairo, sobre População e Desenvolvimento. Joan foi uma grande liderança na luta pelos direitos reprodutivos das mulheres, tendo sua trajetória marcada por sua visão estratégica, companheirismo e dedicação a esta causa.

Saiba Mais.

.

.. Entre os dias 25 a 30 de junho a Cepia organizou o Seminário Internacional de Formação de Facilitadoras no âmbito da parceria com a organização Women's Learning Partnership reunindo mulheres de diversas regiões do país, além dos países africanos de Angola, Moçambique e Marrocos.

Saiba mais.

.

.. Assembleia Legislativa do Rio Homenageia Michele Bachelet.

Confira.


.

..A Secretaria da Mulher de Pernambuco realizou ,em junho, o II Forúm da Mulher Idosa, com grande participação de mulheres de diversos estados que, com muito entusiasmo, debateram sobre envelhecimento, direitos humanos, saúde, poder , dentre outros temas. A CEPIA esteve representada por Jacqueline Pitanguy que falou sobre feminismo e envelhecimento.


.

..A mortalidade materna, que ainda atinge no Brasil um numero expressivo de mulheres, foi debatida em evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e pela CISMU, em Brasilia. Jacqueline Pitanguy, na ocasião representando a Ministra Eleonora Menicucci , fez palestra sobre esta temática, salientando seu aspecto político.

Confira.


.

..O Jornal O Globo publicou em 15 de junho de 2012 artigo de Jacqueline Pitanguy. Com o título Sob o Manto da Domesticidade .O artigo trata da dramática questão do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Veja o artigo.


.

.

..A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ promoveu, na segunda-feira passada, dia 14 de maio, uma Audiência Pública para que a Comissão ouvisse propostas e sugestões para o projeto do novo Código Penal.

Saiba mais.


.

..O Fórum Permanente de Violência Doméstica e Familiar e de Gênero da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ realizará no dia 23 de maio, o Seminário O Aborto e o Projeto do Novo Código Penal.

Saiba mais.


.

..O Caderno Aliás do Jornal O Estado de São Paulo publicou, domingo, dia 13  de maio, artigo de Leila Linhares Barsted sobre violência contra as mulheres.

Veja este artigo.


.

..Nos dias 17 a 20 de abril Andrea Romani e Jacqueline Pitanguy representaram a Cepia no encontro internacional Transnational Partners Convening em Istambul, Turquia, promovido pela organização Women's Learning Partnership (WLP).

Saiba mais.


.

..Pela primeira vez, o TSE, tem uma mulher na sua presidência com a posse da Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Saiba mais.


.

..Por 08 votos favoráveis e dois contrários o Supremo Tribunal Federal  julgou constitucional o direito da mulher de interromper a gravidez em caso de gestação de feto anencéfalo. A CEPIA que desenvolveu forte campanha para o reconhecimento desse direito esteve presente  nesse  histórico julgamento.

Saiba mais.


.

..Estamos em contagem regresiva para a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o direito de interromper a gravidez em casos de anencefalia. A proposito veja o acalorado debate sobre este assunto no Programa Sem Censura da TV Brasil conduzido pela jornalista Leda Nagle, com a participaçao de Jacqueline Pitanguy.

Veja o programa


.

..Apos anos de idas e vindas, inclusive com a realização de audiencias publicas, o Supremo Tribunal Federal -STF- deve se pronunciar sobre o direito a interromper a gravidez em casos de anencefalia . A CEPIA realizou uma campanha nacional, em parceria com o CNDM, advogando para que as mulheres tenham este direito . Veja a informação sobre a campanha em nosso site e o texto de Jacqueline Pitanguy no site da CCR .

Saiba mais
.

..Plenário julga ADPF sobre anencefalia em sessão extraordinária na quarta-feira, dia 11 de abril.

Saiba mais


.

..No dia 02 de abril de 2012, a CEPIA promoveu um seminário de lançamento da publicação O Progresso das Mulheres no Brasil 2003-2010, organizado e publicado pela CEPIA e a ONU Mulheres, com o apoio do Programa Intergerencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia e do MDG-F.

Saiba mais


.

..No dia 26 de março a CEPIA realizou o Colóquio “A Questão do Aborto no Brasil – Diagnóstico e Perspectivas” reunindo operadores do Direito, profissionais de saúde e da Academia. Saiba mais sobre esse evento.

Veja


.

..Por ocasião da celebração do dia Internacionl da Mulher ,em 8 de março, a TV Globo entrevistou Jacqueline Pitanguy no programa Jornal das 18 hs da Globo News , Jacqueline Pitanguy , que fez um balanço sobre a situação da mulher , apresentou o livro O Progresso das Mulheres 2003-20010, editado pela CEPIA com apoio da ONU Mulheres.

Para ver o programa clique aqui


.

..A ONU Mulheres recebeu uma grupo de mulheres de diversos campos de atuaçao para jantar com sua Presidente, a Sra Michelle Bachelet, na residencia de Jacqueline Pitanguy. Na ocasiao foi apresentada a publicaçao O Progresso das Mulheres no Brasil, 2003-2010, editado pela CEPIA com o apoio da ONU MUlheres.

Clique aqui Veja mais sobre este livro em nosso site.


.

..O reconhecimento da constitucionalidade da Lei Maria da Penha, artigo de Maria Berenice Dias.

Veja



.

..Vitória das Mulheres no enfrentamento da violência doméstica e familiar. Em decisão histórica para as mulheres brasileiras, o Supremo Tribunal Federal – STF, por unanimidade, declarou a constitucionalidade da Lei Maria da Penha. Além disso, por 10 votos favoráveis, também declarou que a abertura de ação criminal contra o responsável pela lesão corporal não está mais condicionada a uma representação da vítima. Saiba mais sobre a decisão do STF.

Veja



.

..Lamentamos profundamente o falecimento de Cristina Bruschini, uma referência fundamental nos estudos sobre a mulher no Brasil. Sua ampla produção sobre gênero e mercado de trabalho representa um marco no desvendamento da dinâmica da força de trabalho feminina. A Cepia sente-se honrada de ter podido contar com a contribuição de Cristina Bruschini no livro O Progresso das Mulheres no Brasil: 2003-2010, recentemente publicado.



.

..O IPEA, Instituto de Pesquisa Economica Aplicada publicou livro , organizado por Maria Aparecida Abreu , que traz artigos sobre diversas tematicas relativas a condição feminina. Jacqueline Pitanguy contribuiu com texto sobre a historica campanha das mulheres brasileiras por assegurar seus direitos na Constituição de 1988.



.

..O Latina America Advisor, publicado pelo Inter American Dialogue apresenta, em sua edição de 11 de janeiro ,2012, entrevista com Jacqueline Pitanguy, Albert Fishlow e Claudiney Pereira sobre redução da pobreza e da violencia no Brasil.

Veja



.

..A equipe da Cepia deseja a todos um otimo 2012


Amplie e veja

.

..A Cepia apresenta a publicação "O Progresso das Mulheres no Brasil 2003 – 2010" realizada com o apoio da ONU MULHERES, e que está disponível em versão impressa e digital.

Veja mais sobre o livro e faça o download

.




 

abercrombie praha uggs sko nike sko polo ralph lauren dame oakley norge parajumpers norge oakley briller polo ralph lauren salg parajumpers salg converse sko cialis norge viagra for kvinner Kjøp Cialis kjøp cialis viagra pris cialis norge viagra portugal viagra gen¨¦rico nike roshe run nike roshe run portugal