O II Curso do Programa Internacional de Direitos Humanos das Mulheres foi realizado entre os dias 28 de novembro e 11 de dezembro de 2004, no Hotel novo Mundo, no Rio de Janeiro.

Tivemos a participação de 32 alunos, vindos de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.Neste ano contamos também com a participação de oito alunas de outros países da América Latina (Chile, Colômbia, Argentina e México).

O Programa se desenvolveu a partir de uma palestra de abertura e dez módulos, onde foram tratadas as seguintes temáticas: Contexto Legal e Direitos Humanos, Estatísticas Públicas e Indicadores de Direitos Humanos, Políticas Sociais, Estado e Sociedade, Relações Étnicas e Raciais, Violência, Violência Doméstica e Sexual e Acesso à Justiça, Sexualidade e Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Saúde Reprodutiva, Gênero e Cidadania, Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e Estratégias de Advocacy.

Nos dias 22 e 23 de novembro último, a CEPIA participou do Seminário Anual do PROSARE, na cidade de São Paulo, apresentando os principais dados relativos a execução do Projeto Capacitação de Profissionais de Saúde e de Segurança Pública, para o Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Sexual

Na área da saúde, trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro,o que possibilitou o treinamento de 142 profissionais integrantes da equipe multidisciplinar , e a criação da Rede de Serviços de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, englobando 6 hospitais de emergência e 6 maternidades.

Na área da segurança pública, as ações foram desenvolvidas em conjunto com a Academia de Polícia do Estado do Rio de janeiro – ACADEPOL – atingindo 617 policiais lotados em delegacias comuns e nas Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher da capital e do interior.

Ainda no âmbito do Projeto reproduzimos os seguintes materiais:

Cartilha Violência contra a mulher – Um guia de defesa, orientação e apoio;

Folders destinados as usuárias da Rede SUS com a relação dos endereços dos serviços de saúde que atendem a mulheres e meninas vítimas de violência sexual.

“Colas de bolso” material destinado aos médicos, contendo as prescrições preconizadas pela Norma Técnica do Ministério da Saúde para esses atendimentos.



Em setembro de 2004, a CEPIA iniciou o projeto O progresso das mulheres no Brasil Contemporâneo, com o apoio da UNIFEM. Esse estudo tem como objetivo atualizar, complementar e aprofundar as informações existentes referentes à posição da mulher brasileira, nas esferas do cotidiano, nas quais as desigualdades de gênero estão cristalizadas.
As reflexões serão realizadas a partir do marco legal da Constituição de 1988 e de sete áreas temáticas, a saber: Trabalho, Renda e Políticas Sociais; Direitos Civis e Políticos; Acesso a Terra, Moradia e Direito à Cidade; Gênero e Raça, Saúde, Sexualidade e Direitos Reprodutivos e Violência de gênero: doméstica e sexual.
Este trabalho, sob a coordenação da socióloga Dayse Miranda, conta com a participação de especialistas notavelmente reconhecidas nas sete áreas selecionadas, Beatriz Heredia, Cristina Bruschini, Flávia Piovesan, Gabriella Rossi, Jacqueline Pitanguy, Leila Linhares, Miriam Ventura e Rosana Heringer. A publicação do texto final está prevista para o ano de 2005.


O guia Violência contra a mulher: um guia de defesa, orientação e apoio (2004) ganhou sua 5ª Edição. A atualização do guia foi realizada pela CEPIA com o apoio do CEDIM.

Texto: Jacqueline Hermann e Leila Linhares Barsted.
Atualização da pesquisa: Jeanne de S. Lima, Ruth Floresta de Mesquita e Sandra Infurna.

Clique aqui e faça o download do folder em versão PDF!

 

O Comitê de Seleção do Programa Internacional de Formação em Direitos Humanos das Mulheres aprovou 34 candidatas (os) dentre as 123 inscrições dirigidas à CEPIA para o II Curso de Direitos Humanos das Mulheres que se realizará no período de 28 de novembro a 11 de dezembro de 2004, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para ler a relação dos candidatos (as) aprovados(as)!


Direitos Sexuais e Reprodutivos

Consórcio de ONG’s lança CD-Rom no STJO consórcio formado pelas ong’s Advocaci, Agende, Cepia, Cfemea, Cladem, Ipê e Themis, que conta com o apoio do UNFPA, lançou em 21 de setembro de 2004 , no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília/DF, o CD-rom Direitos Sexuais e Reprodutivos:Marco jurídico e Normativo, que contém legislação, bibliografia e jurisprudência sobre direitos sexuais e reprodutivos no Brasil.

O conteúdo deste Cd pode ser acessado através dos sites www.unfpa.org.br ou www.advocaci.org.br e, em breve, também nos sites das entidades consorciadas, inclusive neste site.

Ainda no âmbito deste projeto foi realizado pela Advocaci, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de setembro, o seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos na Perspectiva dos Direitos Humanos, na sede da Procuradoria Geral da República no Rio de Janeiro.



Interseção entre questões de gênero e raça

Em 14 de setembro de 2004, a advogada Maria Elvira Vieira de Mello representou a Cepia no workshop organizado pelo IBAM, por ocasião da vinda da Professora de Direito Kimberle Crenshaw, da Universidade da Califórnia/Los Angeles e da Columbia University, que trouxe suas reflexões acerca da interseção das desigualdades de raça e gênero, condição que potencializa as discriminações e que, portanto requer a máxima atenção daqueles envolvidos no enfrentamento do racismo e do sexismo e na promoção dos direitos humanos. No Brasil, para o combate deste tipo complexo de discriminação, faz-se necessária, assim, uma outra interseção, de aliança entre os esforços dos movimentos de mulheres e de mulheres negras e dos movimentos de promoção da igualdade racial, que dê visibilidade às especificidades e às necessidades das mulheres negras e indígenas.



No dia 05/07/2004, a CEPIA recebeu a visita de 20 alunos do Projeto Prática Cotidiana de Direitos Humanos no Brasil, desenvolvido pela Columbia University em parceria com o VIVA RIO e acompanhados pelo Prof. Peter Lucas. O Curso tem a duração de 3 semanas e os alunos visitam algumas Ongs da cidade que trabalham com educação, gênero, informática e inclusão digital.Na ocasião, Jacqueline Pitanguy traçou um panorama dos direitos humanos no Brasil e suas transformações desde a época da ditadura até nossos dias.


Em 27 de agosto de 2004 a CEPIA realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS/RIO, o evento de encerramento do Projeto PROSARE, ocasião em que foi lançada a Rede de Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual. A mesa de abertura foi composta por:

Dra. Kátia Ratto – Coordenadora do Atendimento Integral da SMS/RJ;
Dr. Sérgio Caldas – diretor da ACEDEPOL – Academia de Polícia – RJ;
Jacqueline Pitanguy – Socióloga , diretora da CEPIA;
Leila Linhares Barsted – Advogada, diretora da CEPIA.
Dr. Jorge Andalaft - Febrasgo e Prof. de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Santo Amaro – SP.

O projeto PROSARE consistiu no treinamento de 320 profissionais da área de saúde e 617 profissionais da área de segurança pública para o atendimento às mulheres vítimas de violência sexual. A CEPIA e a SMS/RIO homenagearam os hospitais que integram essa Rede oferecendo placas de reconhecimento pela qualificação destes nesse tipo de atendimento. Os hospitais homenageados foram:

Hospital Maternidade Alexander Fleming;
Hospital Maternidade Carmela Dutra;
Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth;
Hospital Municipal Jesus;
Hospital Raphael de Paula Souza/Maternidade Leila Diniz;
Instituto da Mulher Fernando Magalhães
Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro.

Foto dos homenageados e fotos do evento


Entrega da placa aos diretores de hospitais que foram homenageados.
clique aqui para ampliar a foto

Dr. Carmem Athaíde, diretora do Instituto da Mulher Fernando Magalhães.
clique aqui para ampliar a foto

CEPIA TEM A SATISFAÇÃO DE APRESENTAR A VERSÃO EM PORTUGUÊS DA PUBLICAÇÃO SAÚDE REPRODUTIVA E DIREITOS HUMANOS, INTEGRANDO MEDICINA, ÉTICA E DIREITO, REALIZADA SOB SUA COORDENAÇÃO EDITORIAL.

No dia 20 de agosto de 2004 foi lançada a versão em português da publicação “ Saúde Reprodutiva e direitos humanos: integrando medicina, ética e direito, editada pela CEPIA. O livro é de autoria dos professores Rebecca Cook, Bernard Dickens e Mahmoud Fathalla, da Universidade de Toronto, Canadá. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – SMS _ Rio e contou com a presença da Dra. Cristina Boaretto (Superintendente de Saúde Coletiva – SMS - RIO), do Dr. Marcos Bastos (Gerente do Programa da Mulher – SMS/RIO), da Dra. Kátia Ratto (Coordenadora do Atendimento Integral (SMS / RIO); da Dra. Tizuka Shirawa, da SES / RJ e da Sra. Maria Edite Dantas, do RIO MULHER. Na ocasião, a advogada Miriam Ventura apresentou estudos de casos elaborados para a versão brasileira da publicação sobre prisão por aborto incompleto e contracepção de emergência para adolescentes.

Clique aqui e faça o download do folder em versão PDF

 


Teve início em agosto de 2004 o Curso Corpo. Saúde e Sociedade, na Faculdade de Medicina da UFRJ, em parceria com a CEPIA. São 49 alunos inscritos provenientes das áreas de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.


Foi realizada em Brasília nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2004, a 1ª Conferência Nacional de Mulheres, convocada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. A CEPIA esteve presente representada por Jacqueline Pitanguy, que fez palestra sobre Políticas de Gênero em uma Perspectiva Histórica.


Programa Internacional de Formação e Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres

A Cepia está organizando o segundo curso do Programa Internacional de Direitos Humanos das Mulheres, que terá início em Novembro de 2004.


Aperfeiçoamento para Policiais e Profissionais que Atendem Mulheres Vítimas de Violência
CEPIA coordena curso de capacitação de policiais em convenio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Leia mais sobre o assunto na sessão Cursos.

A CEPIA terminou a pesquisa sobre o Índice de Compromisso Cumprido –ICC realizada em parceria com a FLACSO - F Faculdade Latino Americana de Ciëncias Sociais. Trata-e de uma estratégia para o controle cidadão da igualdade de gênero.
Clique aqui para fazer o download do arquivo!


Curso Saúde, Corpo e Sociedade
A Faculdade de Medicina da UFRJ atraves do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal e a Cepia coordenam o Curso Saúde ,Corpo e Sociedade que é oferecido neste semestre a alunos de fisioterapia e fonoaudiologia, além dos alunos de medicina, atendendo assim, de forma inovadora, a um publico multidisciplinar.


Com o objetivo de definir estratégias do movimento feminista para a legalização do aborto no Brasil foi realizada a 1a. Reunião do Projeto Jornadas Brasileiras pela Maternidade Voluntária, nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2004, em Brasília no Plaza Bittar Hotel. Ruth Mesquita representou a Cepia nesse evento.




abercrombie praha uggs sko nike sko polo ralph lauren dame oakley norge parajumpers norge oakley briller polo ralph lauren salg parajumpers salg converse sko cialis norge viagra for kvinner Kjøp Cialis kjøp cialis viagra pris cialis norge viagra portugal viagra gen¨¦rico nike roshe run nike roshe run portugal